Lachine - Um lugar pacata para se... PASSEAR!

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Fui atrás de informações sobre a cidade de Lachine, após ver as fotos babantes do post anterior, pra saber se o lugar é viável como primeira opção em nossa ida ao Canadá.

Encontrei algumas informações no site da Enciclopédia Britânica, no Wikipédia e Podunk. Também no site oficial de províncias do Canadá. (me perdoem, pois ainda não aprendi a colocar os links no próprio post... T.T)

Vamos lá:

Lachine
Área: 17.83Km2
População: 41.391 hab
Língua: 60,4% francês / 21,8% inglês

O bairro é dividido em 3 distritos, sendo ele localizado ao Sul de Montreal fazendo vista para o Lago Saint-Louis:
- Fort Rolland
- Canal
- J-Émery-Provost

Lachine teve seu nome herdado por uma história inusitada de 2 aventureiros que acreditavam aquele local se tratar de um caminho para a China pelas Américas, quando descobriu-se que não era beeem assim o local acabou por ficar conhecido como “La petit Chine” (a pequena China), sendo abreviado após anos de utilização para apenas “La Chine” (a China).

Para lazer temos o Poles des Rapides (um parque com sítios históricos e mercados livres), o Musee Sante-Anne de Lachine (convento que se tornou museu, recontando a história das irmãs de Sante-Anne), o próprio Lachine Museum (prédio histórico que abriga acervo sobre a história da cidade e recebe exposições de arte contemporânea) e pelo menos mais 15 ou 20 pontos turísticos.


O que me fez ver e perceber que a cidade é um pólo cultural, turístico e... só! Com sua economia voltada para isso, raramente eu vi um mercado ou padaria ou restaurante em minhas pesquisas. Além de depois saber pela amiga Serena (a D.P. do Brasil ao Canadá que vive a mudar de apelido...rs) que o bairro não tem estrutura de transporte, é estritamente residencial e tem tudo longe.

Ou seja, voltamos a estaca zero na procura por nosso canto... mas pelo menos já sabemos onde iremos passar os fins de semana!!!

Abraços a todos!

1 comentários:

* Serena * disse...

Em minha defesa eu tenho a dizer que não vivo mudando de apelido!! Mudei apenas 2 vezes, por motivos óbveos!

POis é... Lachine só passear! Agora é ver a Petite-Patrie, Notre-Dame-Des-Grâces, Côte-des-neiges e por ai vai...rs

 
by Templates para novo blogger